Ensino Fundamental II

Os alunos, além de aprenderem, constroem hábitos de estudo, leitura e escrita, além de desenvolverem a autonomia e a autorregulação. 

Do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, os alunos passam a estudar conceitos mais abstratos e a desenvolver habilidades e competências fundamentais para sua sequência de estudos nos Ensinos Médio e Superior e até no mundo do trabalho, como concentração, disciplina e resiliência. 

Também é nesta fase que os estudantes consolidam hábitos de leitura e de escrita, de organização de rotinas de estudo, de autonomia e de autorregulação  e têm o primeiro contato com conteúdos e conceitos que serão aprofundados no Ensino Médio nas diferentes áreas do conhecimento.

Atividades ligadas às áreas de artes, esportes, tecnologia e experimentação complementarão os trabalhos cognitivo e socioemocional desenvolvidos nos diferentes componentes curriculares. Tudo isso desenvolvido de forma leve, divertida e simplificada, de acordo com a histórica metodologia do Unificado.

Oferecemos o Ensino Fundamental somente na Unidade Zona Sul.

Os principais projetos desenvolvidos no Ensino Fundamental II são:

  • Lista semanal de exercícios.
  • Ênfase no trabalho em Matemática, com reforço de Matemática Básica e Avançada extraturno, sem nenhum custo.
  • Habilidades do Século XXI no 8º ano.
  • Forte trabalho em Língua Portuguesa, Leitura, Interpretação e Escrita.
  • Trabalho na Língua Inglesa, que combina Gramática, Leitura e Interpretação.
  • Preparação no 9º ano para ingresso no Novo Ensino Médio.

Esportes

Contamos com um espaço exclusivo que permite a prática adequada de atividades esportivas com segurança. Desenvolvendo habilidades motoras através de esportes lúdicos como recreação e lazer, no contato com as diferentes modalidades esportivas e no desenvolvimento de uma cultura esportiva de respeito, inclusão e cooperação. 

Também são introduzidos esportes individuais, como ginástica olímpica e artística, patinação, judô, entre outros; e coletivos, como futsal, vôlei e basquete.

Artes

Experimentação das diferentes manifestações artísticas, como música, canto, dança, desenho, artes plásticas, teatro, cinema e vídeo. Estimulando a prática, a descoberta de habilidades e o acompanhamento de estudo dos principais artistas e desenvolvendo uma cultura artística.

Tecnologia

Introdução ao pensamento computacional e desenvolvendo a lógica e a programação básica, de forma lúdica e divertida focando na programação até chegar à robótica aplicada. Tudo desenvolvido em um laboratório digital de última geração.

Experimentação

Oportunidade de vivenciar experiências que darão mais sentido às atividades desenvolvidas nos diferentes componentes curriculares, de forma interdisciplinar e concreta, tornando o aprendizado mais fácil e divertido. 

Realizada através de oficinas makers, introdução à pesquisa e à iniciação científica, além de saídas de campo para museus, parques, indústrias, etc.

Desenvolvimento Socioemocional

Os alunos aprendem desde pequenos a respeitar as diferenças, ouvir opiniões discordantes, se posicionar criticamente e praticar a solidariedade e o compartilhamento, além da disciplina, autoconhecimento, respeito, autoestima e resiliência. 

Para isso, são desenvolvidos diversos projetos, dentre eles: Programa Raízes, Unificado Solidariedade, comissões da ONU, globalização e desafios mundiais; projeto de atualidades e debates; e projeto de responsabilidade ambiental.

Escola de Pais

Teremos diversas palestras, cursos e eventos ao longo do ano, além de oportunidades de parceria em que escola e pais podem unir forças para desenvolver projetos que sejam importantes para os alunos.

Lista semanal de Exercícios

Os alunos têm a oportunidade de, semanalmente, trabalhar em uma lista de exercícios que revisa os conteúdos estudados ao longo da semana. O número de exercícios da lista varia conforme a série, para os alunos do Fundamental I são 15 exercícios e para os do Fundamental II são 30.

A cada sexta-feira, os alunos recebem uma lista contendo exercícios correspondentes aos conteúdos desenvolvidos na referida semana. A lista semanal deverá ser devolvida devidamente resolvida até a quinta-feira seguinte.

O objetivo é a continuidade do aprendizado além da sala de aula, a integração entre os colegas, a autonomia de resolução/solução de dúvidas e a fixação cognitiva regular dos conteúdos trabalhados.

  • Projeto de Leitura e Escrita: forte trabalho desenvolvido na alfabetização e em Língua Portuguesa, Leitura, Interpretação e Escrita.
  • Ênfase no trabalho de Matemática: com atividades no Laboratório Multidisciplinar (Fundamental I) e com reforço de Matemática Básica e Avançada extraturno, sem custo (Fundamental II).
  • Língua Inglesa: trabalho baseado nas habilidades de comunicação oral e que combina gramática, leitura e interpretação de textos.
  • Habilidades do Século XXI no 8º ano: Ativismo Social e Empreendedorismo.
  • Preparação no 9º ano para ingresso no Novo Ensino Médio: com possibilidade de conhecimento das diferentes áreas profissionais.
 

6º ano

7º ano

8º ano

9º ano

Matemática 

5

5

5

5

Língua Portuguesa 

3

3

3

3

Leitura e Redação

2

2

2

2

Geografia

2

2

2

2

História

2

2

2

2

Ciências

3

3

3

3

Língua Inglesa 

2

2

2

2

Educação Física

2

2

2

2

Artes

1

1

1

1

Tecnologia

1

1

1

1

Experimentação

1

1

1

1

Socioemocional

1

1

1

1

Total

25

25

25

25

*Sujeito a alterações.