Ensino Fundamental II Anos Finais
Os alunos, além de aprenderem, constroem hábitos de estudo, leitura e escrita, além de desenvolverem a autonomia e a autorregulação.
Do ponto de vista do desenvolvimento cognitivo, os alunos passam a estudar conceitos mais abstratos e a desenvolver habilidades e competências fundamentais para sua sequência de estudos nos Ensinos Médio e Superior e até no mundo do trabalho, como concentração, disciplina e resiliência.
Também é nesta fase que os estudantes consolidam hábitos de leitura e de escrita, de organização de rotinas de estudo, de autonomia e de autorregulação e têm o primeiro contato com conteúdos e conceitos que serão aprofundados no Ensino Médio nas diferentes áreas do conhecimento.
Atividades ligadas às áreas de artes, esportes, tecnologia e experimentação complementarão os trabalhos cognitivo e socioemocional desenvolvidos nos diferentes componentes curriculares. Tudo isso desenvolvido de forma leve, divertida e simplificada, de acordo com a histórica metodologia do Unificado.
Oferecemos o Ensino Fundamental somente na Unidade Zona Sul.
Principais diferenciais do Ensino Fundamental
Esportes
Contamos com um espaço exclusivo que permite a prática adequada de atividades esportivas com segurança. Desenvolvendo habilidades motoras através de esportes lúdicos como recreação e lazer, no contato com as diferentes modalidades esportivas e no desenvolvimento de uma cultura esportiva de respeito, inclusão e cooperação.
Também são introduzidos esportes individuais, como ginástica olímpica e artística, patinação, judô, entre outros; e coletivos, como futsal, vôlei e basquete.
Escola de Pais
Teremos diversas palestras, cursos e eventos ao longo do ano, além de oportunidades de parceria em que escola e pais podem unir forças para desenvolver projetos que sejam importantes para os alunos.
Artes
Experimentação das diferentes manifestações artísticas, como música, canto, dança, desenho, artes plásticas, teatro, cinema e vídeo. Estimulando a prática, a descoberta de habilidades e o acompanhamento de estudo dos principais artistas e desenvolvendo uma cultura artística.
Experimentação
Oportunidade de vivenciar experiências que darão mais sentido às atividades desenvolvidas nos diferentes componentes curriculares, de forma interdisciplinar e concreta, tornando o aprendizado mais fácil e divertido.
Realizada através de oficinas makers, introdução à pesquisa e à iniciação científica, além de saídas de campo para museus, parques, indústrias, etc.
Desenvolvimento Socioemocional
Os alunos aprendem desde pequenos a respeitar as diferenças, ouvir opiniões discordantes, se posicionar criticamente e praticar a solidariedade e o compartilhamento, além da disciplina, autoconhecimento, respeito, autoestima e resiliência.
Para isso, são desenvolvidos diversos projetos, dentre eles: Programa Raízes, Unificado Solidariedade, comissões da ONU, globalização e desafios mundiais; projeto de atualidades e debates; e projeto de responsabilidade ambiental.
Outros diferenciais
Forte trabalho desenvolvido na alfabetização e em Língua Portuguesa, Leitura, Interpretação e Escrita.
Com atividades no Laboratório Multidisciplinar (Fundamental I) e com reforço de Matemática Básica e Avançada extraturno, sem custo (Fundamental II).
Trabalho baseado nas habilidades de comunicação oral e que combina gramática, leitura e interpretação de textos.
Habilidades do Século XXI no 8º ano: Ativismo Social e Empreendedorismo.
Ativismo Social e Empreendedorismo.
Com possibilidade de conhecimento das diferentes áreas profissionais.
6º ano | 7º ano | 8º ano | 9º ano | |
Matemática | 5 | 5 | 5 | 5 |
Língua Portuguesa | 3 | 3 | 3 | 3 |
Leitura e Redação | 2 | 2 | 2 | 2 |
Geografia | 2 | 2 | 2 | 2 |
História | 2 | 2 | 2 | 2 |
Ciências | 3 | 3 | 3 | 3 |
Língua Inglesa | 2 | 2 | 2 | 2 |
Educação Física | 2 | 2 | 2 | 2 |
Artes | 1 | 1 | 1 | 1 |
Tecnologia | 1 | 1 | 1 | 1 |
Experimentação | 1 | 1 | 1 | 1 |
Socioemocional | 1 | 1 | 1 | 1 |
Total | 25 | 25 | 25 | 25 |