Avaliação Sistemática

No Unificado, entendemos a avaliação como parte importante dos processos de ensino e aprendizagem. É através da avaliação que podemos identificar o desenvolvimento apresentado por cada estudante, e planejar as ações futuras.

Por isso, a avaliação no Unificado é um processo sistemático, contínuo e integral, destinado a determinar até que ponto os objetivos educacionais foram alcançados. É um método em que o aluno é avaliado por inteiro e cujo processo é constante. Nosso foco está na aprendizagem significativa, com resultados reais.

Nas turmas dos Ensinos Fundamental e Médio, o processo avaliativo é desenvolvido em diversas etapas, composto por listas de exercícios diárias, trabalhos individuais e em grupos, listas semanais de exercícios, provas quinzenais e provas bimestrais.

As listas diárias, os trabalhos individuais e em grupos e as listas semanais de exercícios funcionam como ferramentas de estudos, auxiliando os estudantes a organizarem suas rotinas, a desenvolverem as habilidades e competências desejadas.

As provas quinzenais e bimestrais representam oportunidades de avaliar os conhecimentos desenvolvidos no curto e médio prazo, com objetivo de identificar domínios e lacunas, e ajudar no planejamento as atividades pedagógicas seguintes.

Nas turmas de 3ª série do Ensino Médio e de preparação para o vestibular (cursos Extensivo e Complemento MED), a avaliação é bastante focada nos principais vestibulares do estado, especialmente o da UFRGS, e no Enem.

Nestas turmas, o acompanhamento do desenvolvimento do desempenho se dá através de listas semanais de exercícios, de minissimulados quinzenais e simulados mensais da UFRGS e do ENEM. São cerca de 20 listas semanais, 16 minissimulados e 8 simulados completos, totalizando milhares de exercícios ao longo de um ano de estudos.

Os resultados nestas avaliações são comparados aos índices necessários para o curso e universidade desejado por cada estudante, gerando parâmetros de desempenho e auxiliando o estudante a planejar melhor suas rotinas e organização de estudos.